Resenha Crítica de Filme: O Grande Truque


Apesar de pouco aclamado, O Grande Truque quase sempre entra para a lista de favoritos quando assistido pela primeira vez. Por isso digo que às vezes não consigo entender por que determinadas produções não concorrem ao Oscar na categoria de melhor filme. O Grande Truque é um bom exemplo. Não conta somente com uma história originalíssima e excelente atuação de Hugh Jackman e Christian Bale, mas traz elementos que chamam a atenção do espectador do início ao fim.

Dois grandes amigos, que dividem um talento em comum, trabalham lado a lado e encantam o público executando incríveis truques de mágica. Mas essa parceria dura pouco depois que um episódio fatal os torna rivais. Agora, o principal trabalho dos dois é descobrir o segredo um do outro, além, é claro, de uma mútua tentativa de levar o rival ao fracasso. O problema disso tudo é que aos poucos ambos começam a acabar com as próprias vidas e afetar a de pessoas amadas. Ainda assim, o segredo na execução perfeita das mágicas é mais importante, o que faz com que o espectador quebre a cabeça durante toda a trama na tentativa de descobrir como determinados truques são realizados.

Um dos filmes mais imprevisíveis que já vi. O espectador, em casos assim, geralmente assiste ao filme pelo menos duas vezes. A primeira vez para descobrir qual é o segredo da trama, e a segunda para novas leituras, analisando em que momentos o truque foi apresentado na história, mas que, a priori, passou despercebido por não ter sido revelado, tendo o público esperado até o final para descobrir.

Gosto muito de filmes inteligentes, em que é necessária uma atenção redobrada para que nenhum detalhe passe despercebido e para que a história seja verdadeiramente compreendida. Outro exemplo de filmes assim é O Sexto Sentido, que embora seja surpreendente somente na primeira vez em que é assistido, sempre atrai por não ser meramente um produto para arrecadar, mas uma história inteligentemente planejada e escrita, com o objetivo de entreter e fazer o público pensar.

Minha Nota para O Grande Truque: 10,0

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...