Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Filme: Um Sonho Possível

Eu já estava meio cansada de ficar deprimida toda vez que terminava de assistir a um filme, em especial depois do chá de baixo astral que tomei assistindo a Preciosa e Guerra ao Terror. Aliás, não só os filmes, mas a imprensa principalmente exagera apresentando a podridão da realidade. Como mergulho com tudo no enredo do filme, acabo tomando as dores e o lugar dos personagens. Por isso, uma sucessão de filmes demasiado deprimentes não me faz muito bem. Mas fui dormir tranquila e feliz da vida ontem. Era de um filme pra cima que eu precisava. Então decidi avaliar o papel da minha queridinha Sandra Bullock no filme Um Sonho Possível pelo qual, merecidamente, venceu o Oscar pela primeira vez como melhor atriz. E tenho que ser franca que o filme não foi nada mais do que eu esperava, o fato é que eu esperava muito dele, então, resumindo, o filme é incrível.

Sem muitos efeitos, sem muita originalidade, sem um elenco renomado, exceto por Sandra Bullock e Kathy Bates, o longa é bem simples, e baseado na história real do jogador de futebol americano Michael Oher, que cresceu no subúrbio em meio a brigas e assistiu à decadência da mãe que era viciada em crack. Conseguiu uma bolsa em uma escola cristã de ricos, mas ainda assim não tinha um lugar para morar nem a menor ideia de como alcançaria o nível disciplinar exigido pela nova escola. Até que uma mulher muito dominadora, determinada e com um coração extremamente bondoso enxergou o problema do garoto e decidiu ajudá-lo. Resultado: entre outras maravilhas que a família fez, em especial a mãe adotiva Leigh Anne Touhy (Sandra Bullock), por causa do incentivo recebido, o garoto se tornou um grande astro de futebol americano.

Com certeza valeu a indicação ao Oscar, apesar da simplicidade na produção. Além de retratar uma história maravilhosa, mostra que é possível pensarmos em outras pessoas, enquanto pensamos em nós mesmos. Que, embora às vezes não pareça, existem pessoas boas espalhadas por aí. E que a solidariedade não é uma obrigação, mas um ato que melhora a vida de quem ajuda e de quem é ajudado. Tive vontade e ânimo de ser uma pessoa melhor depois que o filme terminou. É desse tipo de história que a mídia deveria se aproveitar para estimular uma transformação positiva na sociedade. Embora tenha ficado muito claro o aumento expressivo da desigualdade social que reina no nosso mundinho medíocre.

O filme é maravilhoso. Só o nome em português que podia muito bem ter sido simplesmente traduzido, ficaria O Lado Cego. Um Sonho Possível não ficou muito bom.

Minha Nota: 8,0

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Nossa eu amei esse filme...
    Tem uma historia muito legal mesmo, é como vc disse é muito bom ver que existe pessoas assim no mundo, e me faz imagina que maravilha seria o mundo se todas as pessoas fossem assim.

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!