Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Filme: O Informante

Quando a verdade é inconveniente para um jornalismo mascarado

Existe uma relação extremamente tênue entre o jornalismo televisivo e o cinema. Ambos são partes fundamentais dos meios de comunicação de massa que informam e entretêm. Há, no entanto, alguns pontos relevantes que os distinguem. A diferença entre ambos está, principalmente, na maneira como chegam ao público. O jornalismo tem como característica informar e propagar os fatos da realidade, o cinema existe para entreter, como principal função. O que muitas pessoas não sabem, ou mesmo não param para pensar, é que jornalismo televisivo e cinema, não raramente, mesclam-se de forma tão discreta, que acabam um tomando o lugar do outro, ou cumprindo ambos os papéis. Por isso, sempre defendo que o público precisa tomar mais cuidado ao acreditar piamente nos fatos jornalísticos, especialmente no jornalismo televisivo, que é o de maior credibilidade do público; assim como, em alguns casos, levar mais a sério a mensagem por trás das cenas dos filmes.

No filme O Informante existem algumas mensagens para as quais gostaria de chamar a atenção. Você se lembra do enredo ou o conhece? Conta o trecho da vida de um ex-cientista de alto cargo, Jeffrey Wigand (Russell Crown), que trabalhava em uma gigantesca empresa de tabaco dos Estados Unidos, e com receio, foi convencido pelo produtor Lowell Bergman (Al Pacino) a dar entrevista ao famoso e crível noticiário 60 Minutos, da empresa CBS, sobre um segredinho que os donos da empresa escondiam: além de saberem sobre os males que causa a nicotina aos fumantes, eles ainda manipulavam as propriedades para aumentar ainda mais o vícioDepois de questionar os donos da empresa e ser demitido, Jeffrey entra no dilema de contar ou não o segredo ao público. Reluta por um tempo, e passa por ameaças, mas por fim decide, que pelo bem da sociedade e de sua própria consciência, deveria quebrar o contrato de sigilo que assinou enquanto trabalhava na empresa, enfrentar as ameaças que vinha recebendo e conceder a entrevista. O que não imaginou Jeffrey é que, depois de tudo por que passou, ameças, discórdia no lar, medo, um dilema infernal e, por fim, a perda da família, a produção decidiria não veicular a entrevista, por ordens de "cima", que alegou que por segurança e "ética", já que havia um contrato de sigilo, a CBS News deveria deixar pra lá, o que evitaria que a CBS Corporation enfrentasse processos jurídicos que poderiam prejudicá-la seriamente. Lowell, extremamente contrariado, não deixou quieto e fez de tudo para que a CBS veiculasse a notícia, afinal, pelo que eles estavam trabalhando ali? Lowell estava defendendo os fatos bombásticos que havia descoberto, mas sozinho, pois ninguém mais queria se dispor a arriscar a pele pelo bem de milhões de pessoas, inclusive as viciadas em cigarro, que assistiriam ao programa.

Essa produção é, quem sabe, a que mais mostra as faces do jornalismo quando a verdade não é conveniente para a própria imprensa. Por isso, repito, o público precisa ter mais cuidado em confiar tão cegamente nela. Mesmo assim, não se pode ignorar a complexidade do assunto, afinal, deve ser difícil ter que escolher entre ser fiel a uma fonte, que arruinou a vida pelo bem da sociedade, ou simplesmente ignorá-la para não correr o risco de acabar com uma das maiores empresas jornalísticas do mundo. Claro que na teoria a maior parte dos leitores escolheria ser ético à verdade e fiel à fonte, mas na prática, todo mundo, no caso retratado pelo filme, ficou numa saia justa e minúscula. No final, a verdade ainda venceu e a CBS mostrou as caras da empresa de tabaco. Mas Lowell não se conformou com a covardia da equipe de jornalismo e pediu demissão. Quantos de nós, jornalistas, faríamos isso?

O cinema mostrou o que ocorre em off nas empresas jornalísticas. Não se pode nem estimar quantas dessas situações já aconteceram em cada redação no mundo todo. A verdade 'verdadeira' não se dita pelo jornalista. Apenas fragmentos dela estão nas páginas dos jornais, nos noticiários da TV ou nas ondas do rádio. E muitos fatos importantes estão de fora. Esse é um de muitos casos, em que o cinema tomou para si o papel de informar, o papel que seria da imprensa. E as informações viajaram longe. Em muitos casos semelhantes, em que a empresa jornalística recebeu ameaças para coagi-la a não expor a realidade, o jornalismo ficou de fora, já que o motivo pelo qual existe foi ignorado, e outros se sobrepuseram ao que era mais importante, os fatos de extrema relevância social. 

O filme em si é maravilhoso. Um dos que valem a pena assistir várias e várias vezes. Não somente pela brilhante interpretação dos atores, mas porque em cada repetição, é possível se observar algo novo, que possa contribuir para o caráter. Uma das falhas foi, sem dúvida, o tempo prolongado da produção, por se tratar de uma história real, enrolada e, um tanto monótona. Não que o tempo tenha me incomodado, pois pra mim tudo ficou ótimo, perfeito, mas já ouvi e li várias críticas em relação ao excesso de tempo do filme. Afora isso, tudo no filme ficou redondo, atrativo, emocionante e inteligente.

Minha Nota: 9,0


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Márcia, não assisti ao filme, mas fiquei curioso em vê-lo, depois dessa sua mataria. É um tema palpitante demais e com profundas verdades contidas nesse enredo cinematográfico. No nosso país a imprensa tem sido fundamental numa serie de questões, mas não há como negar, que também existe o outro lado dessa moeda. Bela publicação. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!