Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Filme: Sherlock Holmes

Por trás de uma personalidade desajeitada, desorganizada e, de certo modo, maluca, quase sempre se esconde um brilhantismo nato. Então, se você é do tipo que pensa demais, a ponto de os outros crerem que suas ideias são doidas, além disso não consegue deixar nada no devido lugar, pode apostar, que escondido em seu caráter, você tem qualidades incomparáveis e inestimáveis. Algumas pessoas, porém, não conseguem esconder nem as qualidades, nem os defeitos, e apresentam claramente ambas as facetas: uma personalidade indiscutivelmente problemática, antagonizada por talentos únicos e indispensáveis. Quer um exemplo de pessoas assim? Pois vou lhe dizer: Sherlock Holmes.


Jamais havia me instigado a curiosidade ler os livros do detetive Sherlock Holmes, até assistir ao, em minha opinião, melhor filme do ano passado, que reaqueceu toda a empolgação dos fãs do detetive mais esperto do mundo e voltou com tudo. Trilha sonora que se encaixa perfeitamente, carisma sutilmente arrogante, mas muito atrante de Robert Downey Jr., e personalidade bela, estonteante e com uma seriedade bondosa e um tanto irônica de Jude Law foram os ingredientes combinativos perfeitos para o sucesso do longa. Um dos filmes mais inteligentes que já vi, baseado, claro, em uma das mentes criativas que mais conquistaram fãs em todo o mundo desde fim do século XIX.

No longa, Sherlock Holmes é um detetive desorganizado e desleixado, um pouco diferente dos livros, que apresentam um Holmes certinho. Mas algo jamais poderá mudar nesse fabuloso personagem, a maneira perfeita com que decifra os mistérios a ele confiados, utilizando métodos científicos avançados para a época e a dedução aguçada, dando-lhe o poder de planejar minuciosamente cada detalhe de suas ações e desempenhá-las com perfeição. Tendo a ajuda de seu companheiro, o médico Watson, certamente a pessoa mais importante para Holmes, nada poderia dar errado. Especialmente por ser o Dr. Watson o responsável por ajudá-lo a se levantar da lama, cada vez que sai do controle. O detetive tem uma intensa dependência afetiva pelo seu companheiro, e nesse primeiro filme, tenta utilizar seus métodos para impedi-lo de se casar. Não que ele seja gay, não é isso, até porque tem uma mulher linda e perigosa no jogo, por quem Sherlock é bem abobado. Mas Watson mistura um senso de proteção e de amizade tão fortes que fazem Sherlock amá-lo como se o médico fosse, às vezes seu pai, às vezes seu irmão. Nesse primeiro filme, o detetive e seu inseparável companheiro vão se deparar com aventuras de outro mundo, envolvendo magia negra.

O que poderia dizer? O filme é fantástico. E só posso terminar com minha avaliação, que não poderia ser diferente.

Minha Nota: 10,0

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adorei a resenha e sua escrita. Obrigada pela visita lá no Reflexos.

    ResponderExcluir
  2. PUTZ! uahauhauhauhauhauhauahuahuahuahauhauhauhau
    melhor filme de 2009? você não vai muito ao cinema pelo jeito...

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse filme!!! Foi, sinceramente, um dos melhores filmes que eu já tenha assistido. Nossa fico até com um pouco de inveja as vezes, do Holmes, por sua esperteza e inteligencia...
    Creio que não há ninguém, que não esteja em seu estado perfeito que, não tenha gostado desse filme maravilhoso...
    Minha nota não seria 10,0....
    Mas sim 1.000...

    ResponderExcluir
  4. Preciso pelo menos 20 elementos químicos que passam nesse filme ,algm me ajuda? ;/

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!