Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

O soninho do bebê

Ai Ai... estou numa luta danada. A minha gatinha Kaline sempre dormiu no bercinho, desde que nasceu, e sempre gostou, mas agora ela se acostumou a dormir com a gente no meio da cama. Isso porque fomos viajar, ficamos muito tempo fora, e não havia outra alternativa senão fazer nossa princesinha dormir conosco. Agora ela viciou... E nós também. Estamos tentando, aos poucos, fazê-la acostumar novamente com o bercinho, e há alguns dias ela dormiu até umas alturas da madrugada na caminha dela, daí chorou para que a colocássemos ao nosso lado. Mas sabe o que foi complicado? Não poder sentir o cheirinho dela durante o período em que ela ficou longe, sendo que não preguei os olhos até que ela foi dormir comigo. E agora? Preciso de ajuda. Adoro a Suppernany, mas sou contra uma sugestão que ela dá aos pais, a de deixar o filho berrando na cama sozinho até cair no sono. Tenho a sensação de abandono, sabe?


Há quem defenda o sono em família, chamado de co-sleeping, mas há quem diga que a criança se torne muito dependente. Como não há manuais nem regras específicas para a criação dos filhos, meu marido e eu decidimos manter a nossa gatinha ao nosso lado até que ela esteja um pouco maior. Não sei se vai ser mais fácil ou mais difícil fazê-la dormir no quarto dela quando estiver mais velha. Mas sei que vou ficar com a consciência mais tranquila por não forçá-la a fazer algo que ela não entende e que, creio eu, pode provocar nela a sensação de rejeição. Noite passada, senti-me muito mal, porque insisti várias vezes para a Kaline dormir sozinha e todas as vezes que ela dormia, o sono não durava mais que cinco minutos, e ela acordava chorando. Na hora, confesso, fiquei impaciente com a situação e teimei dizendo pra Kaline que não desistiria. Depois, quando fiquei tranquila, percebi que minha atitude atrapalhou o sono de todo mundo e só fez minha pequena se cansar e ficar triste comigo. Aprendi com tudo isso que tudo tem seu tempo e que os bebês não podem pagar por nossos erros. Quando a Kaline for maior, estará mais apta para entender por que ela precisa ter seu cantinho para dormir.

Achei um artigo bem interessante que fala a respeito do método de sono co-sleeping. Dá uma olhada aqui.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. tiaaaaa!!!!!
    pois é, o manu tbem dorme conosco as vezes, mas ele ate q é facil de dormir no berço ...ele é parecido comigo nesse aspecto, prefere o canto dele! As vezes nós q insistimos p ele ficar na cama, mas ele fica melhor no cantinho dele mesmo! Teve dias em q ele estava dormindo conosco todas as noites e eu pensei q depois ele n iria voltar p o berço, mas foi tranquilo. Nao fica preocupada com isso, deixa p se preocupar quando chegar a hora, é tao gostoso te-los ao nosso ladinho, ne???
    bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  2. oii amiga,bem eu nao acho legal o bebe dormir com o casal, acho que tira a privacidade e depois que acostuma e ruim.p isso elaboramos o quartinho deles com todo carinho.eu acho que o bebe deve ficar no berço, que deve ficar no quarto do casal, ate um ano no maximo, depois no quartinho deles. tudo e questao de acostumar.com o Lucas foi assim e deu certo.e dificil ficar longe deles eu sei, mas e importante pq quanto mais eles crescem mais e dificil mudar os habitos.mas tente que vc consegue. beijoss saudades de todos...

    ResponderExcluir
  3. Que lindo esse seu cantinho eim!!
    concerteza sempre qe eu puder estarei aqui te visitando sim...muito meigo!!
    Super bjão a vcs 3..sao pessoas super especiais
    !!!!!!


    Karina.

    ResponderExcluir
  4. Marcia, por mais que pareca cruel, nao ha problema em deixar um bebe na idade da Kaline chorar por ate 30 minutos. Tu podes encorajar ela a dormir tipo "ta na hora de dormir, tu tens que dormir no teu berco.. mamae sabe que tu consegue fazer isso. Uma coisa que ajuda eh colocar um bixinho de pelucia no berco e usar aquele bixinho so no berco. Colocar um CD da primaria tocando no quarto ajuda muito. A gente fez isso com o Ordan e agora tah uma maravilha! Claro que ele chorou um monte nos primeiros dias, mas hoje em dia ele vai pra cama sozinho. A gente coloca ele no berco com o bixinho de pelucia dele e se ele chora, a gente liga o CD da primaria e ele ferra sono. A melhor maneira de ensinar a Kaline a nao dormir junto com voces, eh nao deixar ela dormir com voces. Por mais que pareca uma maldade, eh a melhor coisa a fazer.

    ResponderExcluir
  5. Bom todos os comentarios assim tem sim sua logica e são otimos....
    Mais eu tenhu toda a certeza de que se eu fosse eu na sua pele ia deixar com otda certeza ela dormi no meu meio por mais um tempo ate ela ser um pouquinho maior e ir pra caminha dela..
    E obvio que vc naum pode deixa-la durmi no seu meio ate ela ter uns 5 ou 6 anos mais por enquanto de dou todo o apoio a essa decisão
    Sei que vc e o Celso sabem qual é a melhor coisa a se fazer a esse respeito

    Amo vc*

    ResponderExcluir
  6. Linda,sei que para vc é dificil fzer com q a Kaline durma no bercinho dela,mas Marcinha,veja pelo lado de que se vc conseguir isso,tanto ela qto vcs dormirão melhor e mais confortáveis,digo isso pq a Ana as vezes quer ficar na cama com a gente e todos nós acirdamos pregados no outro dia...a Laura nunca dormiu conosco e nem queremos que isso aconteça....Mas vc deve saber o que faz e o que é melhor para sua linda filha....Estou sempre aqui para vc,para o que precisar...Bjus e eu amo vc!

    Regi

    ResponderExcluir
  7. O melhor é colocá-la no bercinho com hinos da primária, ou até mesmo músicas infantis, e muito colorido no quartinho para que canse a vista e durma calmamente.

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!