Se tem uma coisa que não sou é consumista compulsiva. Aliás, sou bem mão de vaca. Que o digam meus irmãos, meus amigos e meu marido. Lembro-me de quando era adolescente, que eu esperava até as roupas e os calçados estarem impossibilitados de serem usados, para aí então, ir às compras. Uma vez, em uma gincana da escola, em que os grupos foram divididos por cores, fiquei com a equipe preta. Bem faceira, por sinal, porque estava na fase heavy metal e adorava preto. O caso é que, por incrível que pareça, eu não tinha sapatos pretos, nem um tenizinho sequer. Na verdade, lembro-me de ter somente um tênis claro todo surrado, um chinelo e uma pantufa daquelas enormes de bichos. Era pão dura demais! Então, ao invés de comprar um tênis preto, fiz algo inusitado só para economizar: comprei uma lata de tinta em spray, que era muito mais barata que o tênis mais fajuta da loja, e pintei todinho de preto o meu tênis branco, que estava até rasgado. Depois que todo mundo começou a perguntar de onde vinha o forte cheiro de tinta, tomei vergonha na cara e comprei uma Conga, que durou mais de cinco anos. Hoje melhorei um pouco, mas ainda não sou daquelas que fogem do controle sempre que passam por uma vitrine.
▼
Qual é o valor do seu casamento?
Pessoas que não dão valor ao cônjuge, maltratam, traem ou não sabem de algum modo como valorizar seu casamento me deixam bastante triste. E pessoas que banalizam o relacionamento conjugal como se fosse um simples contrato que se pode anular no primeiro aborrecimento deveriam tentar entender um pouco melhor qual é o propósito dessa união sagrada. Meu casamento não está tão antigo a ponto de se enquadrar em alguma boda valiosa, mas uma das lições importantes que aprendi nesses quase nove anos ao lado de meu grande amor e companheiro eterno é que nem sempre a vida vai trazer lindas flores. Que, sim, às vezes podemos pensar em separação, mas quando percebo que o casamento é muito mais do que um flerte, ou um namoro de portão e, principalmente, que o Salvador Jesus Cristo está no centro da minha união, percebo que os votos matrimoniais que fiz têm muito mais valor do que qualquer percalço que possa surgir.
Reflita sobre a mensagem do vídeo abaixo, e comece hoje a reconstrução de seu casamento, caso ela seja necessária. Sempre há tempo para isso, desde que você coloque seu amor acima de seus problemas.
Leia também: