Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

O que é e como ser mais resiliente?

Sempre que me deparo com algum problema, fico me lamentando por que não sou forte o suficiente para encará-lo com firmeza e coragem. Lembro-me de ser assim, desde a infância, quando achava que era mais fácil fugir dos problemas do que enfrentá-los. E realmente é mais fácil, o que não significa ser a melhor saída. Na verdade, eu nunca fui muito boa em me recuperar das "pauladas" da vida. Sempre fiquei meio que me lamentando e me deprimindo, e por isso, acabei me fechando para determinadas situações.

No entanto, de repente, como se uma resposta para minhas dúvidas estivesse surgindo do nada, deparei-me com uma palavra extremamente chamativa e de forma inesperada. Essa palavra é resiliência, que, confesso, nunca tinha me chamado a atenção. Mas quando ela pulou aos meus olhos duas vezes, uma por intermédio de uma amiga, e a segunda, por intermédio de um artigo encontrado n'A Liahona, acabei pensando: "hei, quem sabe eu precise realmente aprender sobre isso".

O que significa

A palavra resiliência significa voltar à forma original. No dicionário, um dos conceitos é "poder de recuperação". Ou seja, ser uma pessoa resiliente quer dizer que, por mais difíceis que sejam os problemas, ela vai conseguir se recuperar e continuar firme e forte. E para ser uma pessoa resiliente, é necessário um árduo e persistente exercício. E a forma mais eficiente de se exercitar é, como em tudo, a repetição.

O artigo em questão orienta os pais a ajudarem seus filhos a se tornarem resilientes. Um dos trechos que me chamaram a atenção foi esse: "Ao se tornarem resilientes, os filhos compreendem e aceitam esses dois fatos. Veem a vida como desafiadora e em constante transformação, mas acreditam que podem lidar com esses desafios e essas mudanças. Encaram os erros e fraquezas como oportunidades para aprender e aceitam o fato de que a derrota pode preceder a vitória".

Agora, compreendendo que todos nós temos o poder da resiliência, quem sabe seja mais fácil enfrentar os problemas acreditando que depois poderemos encontrar o jeito certo de voltar à "forma original". Não deixe de ler o artigo completo. É uma lição para ensinar aos filhos, mas certamente você também vai aprender um bocado.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!