As Escrituras

Desde os primórdios da humanidade, registros sagrados das revelações, dos mandamentos e ensinamentos de Deus são mantidos por Seus servos. Esses registros, quando feitos sob inspiração do Espírito Santo, ajudam as pessoas a seguirem o caminho da retidão, conforme ensinado por Jesus Cristo e pelos profetas antigos e atuais da Igreja.

Os membros da Igreja de Jesus Cristo utilizam como Escrituras quatro obras-padrão, são elas: a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e A Pérola de Grande Valor. Permita-me fazer um copi e cola do manual Princípios do Evangelho, que esclarece com detalhes no que consiste cada um desses livros. A explicação completa se encontra aqui.

A Bíblia

A Bíblia é uma coleção de escritos sagrados que contém revelações de Deus aos homens. Esses escritos abrangem muitos séculos, desde os tempos de Adão até a época em que os Apóstolos de Jesus Cristo viveram. Essas revelações foram escritas por muitos profetas que viveram em épocas diferentes da história do mundo.


A Bíblia está dividida em duas seções: o Velho e o Novo Testamentos. Muitas profecias no Velho Testamento prenunciam a vinda de um Salvador e Redentor. O Novo Testamento fala sobre a vida desse Salvador e Redentor, que é Jesus Cristo. Também narra o estabelecimento de Sua Igreja naqueles dias. “Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente” (Regras de Fé 1:8).



Por intermédio de Joseph Smith, o Senhor expandiu nossa compreensão de algumas passagens da Bíblia. O Senhor inspirou o Profeta Joseph a restaurar verdades do texto da Bíblia que tinham sido perdidas ou alteradas depois que as palavras originais foram escritas. Essas correções inspiradas são chamadas de Tradução de Joseph Smith da Bíblia. Algumas passagens selecionadas da Tradução de Joseph Smith podem ser encontradas no Guia para Estudo das Escrituras (pág. 45).

O Livro de Mórmon

O Livro de Mórmon é um registro sagrado de algumas pessoas que viveram nos continentes americanos entre aproximadamente 2000 a.C. e 400 d. C.. Ele contém a plenitude do evangelho de Jesus Cristo (ver D&C 135:3). O Livro de Mórmon fala sobre a visita de Jesus Cristo ao povo das Américas logo após Sua Ressurreição.

Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon para o inglês pelo dom e poder de Deus. Ele disse que o livro era “o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro” (introdução do Livro de Mórmon).

O Presidente Ezra Taft Benson ajudou-nos a entender como o Livro de Mórmon é a pedra angular de nossa religião, dizendo:

“O Livro de Mórmon é a pedra angular de nosso testemunho de Cristo que, por sua vez, é a pedra angular de tudo que fazemos. O livro presta testemunho da realidade de Cristo com poder e clareza. (…) Amplia nosso entendimento das doutrinas de salvação. (…) Foi escrito para os nossos dias (…) [e] ensina como nos prepararmos para a Segunda Vinda. (…) O Livro de Mórmon nos ensina a verdade [e] presta testemunho de Jesus Cristo. (…) Mas há algo mais. Existe um poder no livro que começa a fluir para nossa vida, no momento em que iniciamos um estudo sério de seu conteúdo. Descobrimos mais forças para resistir à tentação; passa a ser-nos possível evitar que sejamos enganados e encontramos forças para permanecer no caminho estreito e apertado. As escrituras são chamadas de ‘palavras de vida’, e em nenhum outro lugar isso é mais verdadeiro do que no Livro de Mórmon. ‘(…) Todo santo dos últimos dias deveria fazer do estudo desse livro um projeto para toda a vida’” (ver A Liahona, janeiro de 1987)

Doutrina e Convênios

Doutrina e Convênios é uma coleção de revelações modernas. Na seção 1 de Doutrina e Convênios, o Senhor diz que o livro foi publicado para os habitantes da Terra, a fim de prepará-los para a Sua vinda:

“Portanto a voz do Senhor chega aos confins da Terra, para que ouçam os que quiserem ouvir:

Preparai-vos, preparai-vos para o que está para vir, porque o Senhor está perto” (D&C 1:11–12).

Esse livro contém as revelações sobre a Igreja de Jesus Cristo conforme foi restaurada nestes últimos dias. Diversas seções do livro explicam a organização da Igreja e definem os ofícios do sacerdócio e suas funções. Outras seções, tais como as seções 76 e 88, contêm verdades gloriosas que ficaram perdidas para o mundo por centenas de anos. Outras ainda, como as seções 29 e 93, esclarecem os ensinamentos da Bíblia. Além disso, algumas seções, como a 133, contêm profecias de acontecimentos ainda por vir. Deus nos ordenou que estudássemos as revelações desse livro: “Examinai estes mandamentos, porque são verdadeiros e fiéis; e as profecias e as promessas neles contidas serão todas cumpridas” (D&C 1:37).

A Pérola de Grande Valor

A Pérola de Grande Valor contém o livro de Moisés, o livro de Abraão e alguns escritos inspirados de Joseph Smith. O livro de Moisés contém uma narrativa de algumas das visões e dos escritos de Moisés, revelados ao Profeta Joseph Smith. Ele esclarece doutrinas e ensinamentos da Bíblia que se haviam perdido e nos dá informações adicionais concernentes à Criação da Terra.

O livro de Abraão foi traduzido pelo Profeta Joseph Smith de rolos de papiros tirados de catacumbas egípcias. Esse livro contém valiosas informações sobre a Criação, o evangelho, a natureza de Deus e o sacerdócio.

Os escritos de Joseph Smith incluem parte da tradução inspirada da Bíblia feita por Joseph Smith, seleções de History of the Church e as Regras de Fé.

Revistas mensais e outros recursos

Além dessas escrituras, os membros da Igreja procuram ouvir e estudar constantemente as palavras dos profetas vivos de Deus, que também são escrituras. No Brasil, essas palavras são encontradas na revista A Liahona, que pode ser assinada por R$ 5 por ano, ou pode ser lida e baixada gratuitamente pelo site da Igreja. Outros links oficiais da Igreja também são utilizados pelos membros para estarem a par do que as autoridades gerais têm para falar para todo o mundo. Você pode conferir informações mais detalhadas sobre a Igreja no site oficial, no site mormons.org.br, no site BYU TV, que é o endereço do canal televisivo da Igreja.

Mas claro, que além de os membros utilizarem as escrituras nas aulas dominicais, eles são aconselhados a estudarem-nas diariamente em seu lar, tanto em família quanto individualmente. Juntamente com o estudo, deve haver uma ponderação sincera em espírito de oração, para que o Espírito Santo toque o coração e testifique a verdade do que estiver sendo estudado. As Escrituras nos aproximam mais de Deus e respondem muitas de nossas orações.

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...