A Queda de Adão e Eva

Depois de Deus ter criado a Terra e todas as coisas que nela há, foi a vez de a maior criação do homem vir a este mundo. Adão e Eva foram os primeiros humanos a habitar este lar terreno e foram dois dos mais nobres filhos do Pai Celestial na vida pré-mortal"No mundo espiritual, Adão foi escolhido pelo Pai Celestial para liderar os justos na batalha contra Satanás (ver Apocalipse 12:7-9). Adão e Eva foram preordenados para se tornarem nossos primeiros pais. O Senhor prometeu grandes bênçãos a Adão (...)" (Princípios dos Evangelho, p. 27).

Desde o princípio, Deus ordenou que o homem e a mulher se unissem em matrimônio e formassem uma família que mantivessem os princípios celestiais ensinados por Ele. Quando Adão e Eva foram colocados no Jardim do Éden, no entanto, não estavam ainda na condição de mortais. Assim não poderiam gerar filhos também mortais. Infelizmente, esse princípio sagrado é muito distorcido na atualidade, e muitas piadas de mau gosto já surgiram a respeito do estado de Adão e Eva. Piadas essas que sempre acabam sendo levadas para um lado imoral e pejorativo. Mas a verdade é que Adão e Eva são seres muitos nobres e merecem todo o respeito.

Adão e Eva ajoelhados em um altar
Adão e Eva viviam em inocência. Não sabiam ainda distinguir o bem do mal. Deus havia orientado a Adão e Eva que comessem livremente de qualquer fruto presente no Jardim do Éden, exceto um, o da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque disse que no dia em que dele comessem certamente morreriam (ver Moisés 3:17).

Satanás estava trabalhando com o objetivo de destruir o plano de Deus, só que ele não conhecia o verdadeiro propósito Dele, por isso foi até Eva e a tentou para que comesse do fruto do conhecimento do bem e do mal. Depois de usar suas artimanhas, Satanás convenceu Eva, que cedeu à tentação e comeu o fruto. Adão e Eva não poderiam ficar separados, pois dessa forma não poderiam cumprir o plano de Deus. Por isso, Adão também comeu o fruto e ambos foram expulsos do Jardim do Éden, para habitar no mundo, como o conhecemos agora. "As mudanças que ocorreram em Adão e Eva por haverem comido o fruto é o que chamamos de Queda" (Princípios do Evangelho, p. 28). Eles se tornaram mortais, passaram a trabalhar, tiveram filhos, e ficaram sujeitos às dores, doenças e à morte física. Sua transgressão também provocou outra morte, a espiritual, que significa o afastamento dos homens de Deus, ou seja, Adão e Eva e seus filhos não puderam mais andar e falar com Deus face a face.

Adão e Eva ensinando seus filhos
Muitas pessoas acreditam que a transgressão de Adão e Eva foi um pecado grave que eles cometeram, mas a verdade é que trouxe grandes bênçãos para os homens. E um estudo aprofundado das escrituras a respeito pode esclarecer muitas dúvidas. Na verdade, foi um passo essencial para o cumprimento do plano do Pai Celestial, já que eles nos trouxeram o livre arbítrio. Graças a eles, hoje podemos fazer nossas escolhas, e discernir o bem do mal. Mas principalmente, eles nos deram a oportunidade de receber a vida eterna e de voltar à presença de Deus. Depois de terem comido o fruto e serem expulsos do Jardim do Éden, eles procuraram andar retamente perante Deus, fazendo escolhas boas e obedecendo a Seus mandamentos.

Se você puder leia o capítulo 5 de Moisés e 2 Néfi 2:22-25, em que há uma excelente explicação a respeito das bênçãos grandiosas que Adão e Eva nos proporcionaram.


1. Lição completa de hoje (em pdf)
2. Manual Princípios do Evangelho
3. Site oficial da Igreja
4. Encontrar locais de adoração
5. Site oficial sobre as doutrinas do Evangelho




Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...