Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Filme: À Prova de Fogo

Hoje não pretendo falar de nenhuma produção grandiosa perante os críticos, ou que tenha concorrido ao Oscar, ou ainda que tenha movimentado milhões e milhões de dólares, ou tenha efeitos especiais extraordinários e um elenco famosíssimo. Pretendo atingir desta vez não aqueles que amam estar por dentro do mundo cinematográfico, mas aqueles que assistem a um filme e desejam que a história inspire algo positivo em suas vidas, por menos aclamado que ele seja.


Já percebi centenas de vezes, em centenas de produções, e posso incluir nessas produções as novelas, que os valores familiares estão sendo deixados de lado e que o público, por conta disso, não entende mais a verdadeira importância do casamento e da constituição da família. E quando se vê uma obra que faz exatamente o contrário, ou seja, valoriza a unidade familiar e estimula o relacionamento afetivo, o público em geral não toma conhecimento, ou mesmo não se interessa, pois está acostumado com o estilo de filme que a mídia lhe impôs. Por isso, gostaria hoje de fazer um pouco diferente. Vou falar de uma obra bem pouco aclamada, mas que me tocou profundamente.
Caleb e a esposa no auge do fracasso matrimonial

“Nunca abandone um parceiro, especialmente em um incêndio”. Esse foi o princípio do filme À Prova de Fogo que retrata a história de um casamento à beira do fracasso. Caleb Holt é um chefe de bombeiros exemplar. Leva sua profissão a sério e não hesita um segundo sequer em arriscar sua vida para salvar outra durante um resgate. Mas a vida profissional e a afetiva não andam de mãos dadas, porque com o desgaste no casamento e alguns vícios muito agravados, Caleb e sua esposa Catherine veem o divórcio como única solução para sua relação. Mas o pai de Caleb, que já enfrentou problemas parecidos, entrega em suas mãos um desafio que poderá ser a solução para seus problemas. Caleb, inicialmente descrente e desanimado, especialmente com a frieza de sua esposa, vê que a cura para suas mazelas não está simplesmente em seguir uma dica, mas em uma mudança verdadeira de coração.

À Prova de Fogo é uma obra prima, que não me cansou em nenhum segundo sequer. Atraiu-me pelo simples fato de retratar um problema comum em milhões de lares no mundo, e incrementou com a bela atuação do protagonista que soube incorporar dois papéis, o de marido desleixado, despreocupado e nada romântico, e posteriormente, o homem ideal, que deixou seu ego em segundo plano. A trilha sonora também é maravilhosa. A lição: todos, mas todos mesmo, enfrentam problemas no casamento. A diferença está em quem simplesmente desiste e quem tem o desejo de efetuar uma verdadeira mudança.

Minha nota: 10,0


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!