21 é o número

Em menos de um mês ouvi de duas pessoas um mesmo princípio, até então, desconhecido para mim: o fato de que tudo o que fazemos durante 21 dias seguidos se torna hábito, já que nosso inconsciente se acostuma com a repetição. Perguntava-me constantemente por que temos hábitos dos quais não abrimos mão, como simplesmente almoçar e dormir todos os dias no mesmo horário, e outros são tão difíceis, como estudar ou realizar determinadas tarefas seguindo um cronograma diário.  Fiquei curiosa e fui atrás de respostas concretas. Achei alguns links interessantes que falam sobre o assunto. Num deles diz o seguinte:


"Para criar um hábito você precisa migrar da área consciente para a inconsciente e para isso é necessário repetição. Sem a segunda regra, a persistência, não existem hábitos. Você precisa se disciplinar para executar repetidas vezes a tarefa, de forma a torná-la inconsciente para o seu cérebro. Os especialistas em neurociência afirmam que são necessários 21 dias para que isso aconteça, eu prefiro apostar em 30 dias. Se falhar um dia, recomece o processo todo. Persistência é um comportamento essencial para se criar um hábito e obter sucesso em diversas áreas na sua vida".

Em outra fonte, o psicofísico foi mais detalhado, e explica quatro funcionamentos básicos do inconsciente,  que nos ajudam na luta para desenvolver os hábitos. É importante se ater a um número impressionante: 5% do nosso cérebro é formado pelo consciente, e os míseros restantes, 95%, equivalem ao nosso inconsciente. E são nesses 95% que estão instalados os nossos desejos, sonhos profundos, hábitos antigos, crenças, etc. Por isso é tão fundamental que conheçamos um pouco o funcionamento do inconsciente. O que conhecemos está no consciente, mas o hábito se efetivará se habilitarmos nosso inconsciente. O psicofísico que fez o estudo diz mais ou menos que sete vezes é o número necessário para que o inconsciente aprenda o novo, e 21 para que ele incorpore o novo. Então se entendi bem, não são necessariamente 21 dias, mas 21 vezes seguidas. Se fizer durante 21 semanas seguintes todas as tarefas nos mesmos dias e horários religiosamente, meu inconsciente vai adotar tal rotina e ela se tornará hábito. Interessante, né? Achei legal compartilhar essa informação.


Fontes:

 Triad Productivity Solutions

Revista Eficiência

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...