Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Livro: O Dia do Coringa

A imaginação fértil é um dom dado às crianças que lamentavelmente, com raras exceções, estende-se à fase adulta. Creio que eu esteja sentindo necessidade de me infiltrar novamente nesse mundo e relembrar os sentimentos que tinha na minha tenra infância, pois casualmente vários filmes, livros e histórias tem me chamado a atenção para o que é irreal, porém belo. Já falei aqui a respeito do filme Onde Vivem os Monstros, que não me agradou muito, mas me fez sentir um pouco da alegria de infância de enxergar o mundo de uma perspectiva imaginária e não plenamente real.

Uma das obras literárias mais agradáveis para se vivenciar novamente os fascínios da infância e colocar a mente para viajar por um mundo com o qual não somos acostumados é O dia do Curinga de Joistein Gaarder. A história é fantástica e narra a viagem de um filho com seu pai pela Europa à procura da mãe, que foi embora porque queria "encontrar a si mesma". Logo no início da viagem, o menino ganha uma lupa que não por coincidência serve para ler um minúsculo livro que ele "encontra" logo no início de sua viagem. É a partir dessa leitura que Hans, o menino, mergulha na leitura e descobre ligações interessantes entre a história do livrinho e sua própria história. Ao mesmo tempo, o pai de Thomas aproveita o tempo livre que a viagem oferece para ensinar lições filosóficas importantes ao filho.

É incrível como o autor consegue expressar seu conhecimento sobre questões filosóficas um tanto complexas de forma tão clara e interessante que tanto crianças quanto adultos conseguem captar. Joistein é um grande filósofo, e de maneira não convencional consegue atrair a atenção para a filosofia, sendo que raramente sua narrativa é maçante e com essa arte de atrair a atenção brincando com as palavras, ele ensina e diverte ao mesmo tempo.

Minha Nota para O Dia do Curinga: 9,0

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu li o comentário sobre o livro, e me deu vontade de ler..isso qe nem me interesso por filosofia!!!
    kkkk
    Adoro ler seus críticas sobre livros e filmes...
    Amo esse seu blog....

    ResponderExcluir
  2. LI este livro depois de ter lido O MUNDO DE SOFIA, do mesmo autor, vi que vc se interessa por filmes, este livro que citei acima foi transformado em série televisiva na noruega se não me engano, ficou razoável vale a pena ver.
    Adorei este livro, você comentou bem, viajei na estória, é como se estivesse dentro dela.
    Recomendo a leitura de outra obra, de um autora, Marion Zimmer Bradley, AS BRUMAS DE AVALON, são quatro livros fantásticos, a narrativa tem o poder de arrebatar o leitor para dentro da aventura.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gilberto... Também li o Mundo de Sofia, outro livro maravilhoso. É incrível como Gaarner consegue discutir filosofia de uma forma tão agradável. Obrigada pelas dicas e pelo comentário. Vou ler As Brumas de Avalon, porque já assisti ao filme e gostei muito. Adorei seu blog também. Será que há a opção de ser seguidor? Abração e valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  4. O Filme foi péssimo na minha opinião, nota 4, não chegou nem perto de transmitir a magia da estória, a profundidade, os mistérios, os sentimentos dos personagens que se misturam com os do leitor.

    Obs: Não entendi a sua pergunta sobre seguidor.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gilberto... é que o blogspot tem uma opção de as pessoas aderirem ao teu blog e serem seus seguidores. Daí pensei que eu poderia seguir o seu, se possível, mas o seu servidor é diferente, né? De qualquer jeito, vou ficar sempre de olho no seu blog.
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, hoje venho aqui sugerir o Blog de uma amiga, que só conheço por causa das letras, dos escritos, dos vários diálogos. segue o Blog dela, acredito que você vai gostar: http://taianarossi.blog.terra.com.br/

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!