Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Vitalidade avaliada pelas horas de sono

Quem é fã de uma cama jura de pés juntos que 8 horas de sono são o tempo mínimo que o homem precisa para recuperar as energias e garantir maior vitalidade. Os serelepes já preferem um sono que não ultrapasse as ditas 8 horas. Mas afinal, de quanto tempo o corpo de fato precisa para ter sempre disposição? Já ouvi a Glória Maria afirmar que dorme 6 horas por noite e que está sempre de bom ânimo. Já ouvi também que Eisntein precisava de 10 horas, Napoleão Bonaparte de 4.


Alguns estudos, entre os quais o de um tal de Daniel Kripke, apontaram que a quantidade ideal de sono varia de 6,5 a 7,5 horas. O mais intrigante nesses estudos sabe o que é? Que quem dorme menos de 6,5 e mais de 7,5 tende a viver menos tempo do que aquelas que conseguem dormir de verdade dentro dessa variação. Glória Maria que se cuide. E o Celso, meu marido, também. Ele é adepto do sono longo e ainda diz que se fosse presidente do Brasil, decretaria uma lei que obrigaria as pessoas a dormirem no mínimo 10 horas por noite... rsrsrsrs

Estudos à parte, há quem diga que cada caso é um caso, cada corpo tem uma necessidade particular e que o ideal mesmo é testar quais são elas. Esse teste pode ser feito estudando e analisando como a disposição é afetada em diferentes tempos de sono, ou seja, você dorme 8 horas e vê como se sente no dia seguinte, depois dorme 7 e faz a mesma avaliação, entre outras variações. No momento, estou fazendo esse teste. E no meu caso, até agora, o melhor ainda são as tão popularmente defendidas 8 horas de sono.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que legal que tá ficando Xica!!!
    Continua postando!!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Deeena, eu voto no Celso pra presidente! Brincadeiras à parte, sinto muito sono e precisaria tranquilamente de dez horas... como isso não acontece posso prever mais anos de vida, que sorte!
    Beijos, amada. Parabéns pelo ótimo conteúdo do site.

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!